Alborosie @ Club Mau Mau


No próximo dia 17 de Novembro (sábado), o Portal do Reggae em parceria com a produtora Positive Vibes apresenta pela 1ª vez em Portugal a grande revelação da música reggae deste ano de 2007: Alborosie. , a cidade do Porto recebe . Um grande evento na cidade invicta, que contará também com a actuação de um dos melhores soundsystem's mundiais - One Love Hi Pawa. O warm-up e o fecho desta noite será preenchido pelas actuações dos portugueses Portaldoreggae Soundsystem, Selecta Romanu, Sattaman e outros convidados…

Esta festa acontece no Club Mau Mau, Porto. A entrada custa 10€ e as portas abrem as 23h30.

Biografia de Alborosie
Alberto D’Ascola (a.k.a. Alborosie) nasceu em Sicília no ano de 1977 e rapidamente adquiriu reconhecimento como um jovem prodígio. Ele tem o dom de tocar vários instrumentos incluindo a guitarra, piano, baixo e bateria. Na sua juventude formou várias bandas e mudou-se para Milão, a “capital” da música em Itália. O seu destino foi claramente evocado pelo seu talento único e seguiu um caminho até aos dias de hoje muito similar aos grandes talentos e às grandes lendas que surgiram antes dele.
Em 1993, com apenas 15 anos ele formou a banda “Reggae National Tickets” e assinou com a BMG Records nesse mesmo ano. O recorde de vendas da banda excedeu as 20.000 unidades no ano de 2000. Alborosie que sempre esteve firmemente entrincheirado nas origens e na cultura da música negra actuou com a sua banda na Jamaica, nos festivais Sunsplash 99 e Sumfest 2000.

Consequentemente Alborosie focou-se seriamente em projectos internacionais. Com a oportunidade de se juntar a Jon Baker, dono de um estúdio internacional (Geejam), Alborosie seguiu uma multi-facetada parceria como engenheiro de som e produtor para a Geejam Studios e Forward Records em Port Antonio, Jamaica. Através desta parceria Alborosie não só escreveu um elevado número de canções para severos artistas, como também remixou música para J Records, Mario, Angie Stone e produziu os Les Nubians, Jimmy Cozier e Manu Chao. Nas suas grandes produções inclui-se o álbum “Transglobal Soul Movement” da banda Adelante que vendeu mais de 120.000 cópias em França durante o ano de 2002.

Também colaborou com grandes artistas jamaicanos incluindo Dean Frazer, Beenie Man entre muitos outros. Recentemente produziu um riddim do estilo dancehall, “XXL”, debaixo do selo Gee Jam/Dienz Records em que participam artistas como Sizzla, Wayne Marshall, Voice Mail, Beenie Man, o próprio e muitos outros artistas já conhecidos.

Alborosie recentemente completou o seu primeiro álbum a solo intitulado “Soul Pirate”. Este álbum descreve a sua paixão, amor e a sua estadia na Jamaica, a terra que ele escolheu para morar desde o ano de 2001. Neste álbum poderemos ver colaborações com artistas como Ky-Mani Marley, Jah Cure, Luciano e Morgan Heritage. “Soul Pirate” é uma observação consciente da Jamaica dos dias de hoje, um relato honesto e optimista acerca desta linda e única terra.

“Herbalist” o primeiro single lançado do “Soul Pirate” tornou-se num hit internacional. De acordo com a Dub Vendor em Londres (distribuidora mais influente do Reino Unido) este single ocupou a 1ª posição dos charts mundias durante várias semanas. Na Jamaica esta canção foi banida pela “Jamaican Broadcast Comission”, pela sua letra e pelas imagens explícitas do seu vídeo. De seguida, lançou “Call Up Jah” outro grande tema que atingiu uma severa popularidade, o videoclip foi filmado pela MTV Itália em Kingston, Jamaica. Aqui começou a grande ascensão mundial deste artista…

Com Michael Rose grava outro grande sucesso - “Whaan The Thing”, com Gentleman grava “Celebration”, uma das grandes colaborações do novo álbum “Another Intensity”… pouco depois, Alborosie trepa novamente as tabelas de charts mundiais, lança “Rastafari Anthem” e “Slam Bam” e eleva o seu nome perante a lista dos grandes artistas mundiais, tornando-se numa das grandes referências do reggae actual.

Mas este sucesso não parou por aqui… com a produção do exímio hit “Kingston Town” trepou novamente os charts europeus e alastrou a sua popularidade aos quatro cantos do mundo, tornando-se a grande atracção do verão de 2007.

Seguindo o sucesso dos singles retirados do álbum “Soul Pirate”, Alborosie inicia a sua extensa tournée Europeia em Julho de 2007 com um concerto memorável no Summerjam, um dos mais significantes festivais da Europa realizado na Alemanha.

Destacam-se novas produções e novos hits como; “Sound Killa”, “Meditation”, “Nuh Betta Than Me”, "Police" e “Precious” (esta última resulta de excelente uma colaboração com U-Roy) seguiram o mesmo caminho dos hits precedentes e mantêm-se nas primeiras posições dos grandes charts mundiais.

http://www.myspace.com/alborosie


Biografia de One Love Hi Pawa
One Love Hi Pawa foi o primeiro soundsystem a nascer em Itália e depois de tantos anos continua a ser o número um deste país. O colectivo de selectors já toca junto desde a primeira metade dos anos oitenta, sustentando programas de rádio e promovendo concertos com artistas internacionais.

Em 1992 produziram um EP que vendeu mais de 5.000 cópias e que ajudou o seu nome a ser propagado um pouco por toda a Itália. Nesta altura, eles ainda tinham um sonho… construir o seu próprio sistema de som, seguindo a tradição jamaicana. Depois de um intenso trabalho, que durou alguns anos, este sonho tornou-se realidade, acabaram de construir o seu próprio sistema de som e deram o seu primeiro show com o próprio equipamento em Dezembro de 1993.

Desde aí, One Love Hi Pawa têm actuado consistentemente por toda a Itália e tornou-se um soundsystem internacional, actuando pela Alemanha, Áustria, Inglaterra, Holanda, França, Suiça, Hungria e até mesmo Portugal. One Love são dos poucos soundsystem's europeus que já tiveram o prazer de actuar onde tudo começou, em Kingston, Jamaica. Em toda a sua carreira, já actuaram ao lado de grandes soundsystem's internacionais, tais como; David Rodigan, Stone Love, Killamanjaro, Bass Odyssey, Youthman Promotion, Metromedia, Caveman, King Tubby, Ricky Trooper, Black Kat, Mighty Crow e Pow Pow, apenas para mencionar alguns dos melhores.

Em 1996 abriram uma loja de discos especializada em música reggae chamada “One Love Music Corner” e em 1998 abriram uma distribuidora chamada “One Love International Distributor” em Kingston, Jamaica, de onde eles distribuem música para o mundo inteiro. Desde 1997 que eles também têm a sua própria label - “One Love Records”.

Finalmente, eles já participaram por três vezes consecutivas no mítico Fully Loaded na Jamaica (2002, 2003, 2004), no UK Cup Clash em 2004 e 2005, no Riddim Clash durannte o ano de 2004 na Alemanha, no World Clash em 2003 e 2004, e no World Clash Canada, realizado e Toronto no ano de 2005. Nesse mesmo ano o soundsystem One Love foi convidado para participar no mítico evento “Dead Before Dishonour” (eliminatórias jamaicanas para o World Clash) realizado em Montego Bay. Tiveram também uma intensa tournée pelo Japão que durou mais de duas semanas.

Em Junho de 2005 visitaram pela primeira vez o nosso país, tendo actuado no Festival do Ermal ao lado de artistas como os The Wailers, Ijahman Levi, Capleton e Anthony B. Nesta sua segunda vinda a Portugal, os One Love trazem na bagagem muitas novidades e algumas pedras preciosas capazes de fazer escorrer água na boca a qualquer amante deste estilo musical e desta cultura!

http://www.myspace.com/onelovehipawa
http://www.onelovehp.com

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dreads, Parabens ao pessoal do Portal do Reggae, k nos deu a oportunidade de apreciar um dos melhores artistas, um dos melhores trabalhos nestes ultimos anos! Alborosie! Vamos continuar lutando pela divulgação da Musica Reggae,e fazer com k o impacto desta, nas nossa vidas, seja a melhor possivel! One Love for all Dreads! Jah Sid

1/17/2008 3:21 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home