Loud & Clear @ Crew Hassan


A R.I.O.T. Productions apresenta: Loud & Clear!!! - Tippa meets Jula Jah, amanhã 6ª feira, dia 4, a partir das 21h, na Crew Hassan em Lisboa com a entrada a 3 euros (lotação limitada).

Tippa está pela 1ª vez em Portugal. Depois de ter estabelecido contacto com grandes nomes do reggae internacional, através da promoção/organização de eventos na Suécia, chegou a altura de Tippa conheçer o Movimento Reggae Português, através dos "nossos" sounds e do grande Massivo. Jula Jah vão ser os primeiros a poder provar porque são um dos melhores e mais experientes soundsystems nacionais e mostrar o porquê da dupla vitória no ano de 2006 (Riddim Contest e No Mercy Soundclash).

Suécia lado a lado com Portugal, a mostrar que a união de todo o Bem, faz a força.
A não perder. Apareçe e trás um sorriso...

Tippa
Nascido em 1962, Tippa natural de Vanersborg (subúrbios de Halmstad), desde cedo mantêm uma relação séria com a cultura Reggae. Em 1978, tocava a música de Bob Marley na sua escola, e passava a mensagem do Rei, para cerca de 1000 pessoas por dia. Em 1979, começou a organizar pequenas festas até que mais tarde, com muito trabalho e honestidade, conseguiu agendar festivais e concertos com grandes nomes de reconheçimento internacional.Foi guitarrista de uma banda reggae, de seu nome I Roots e participou com a sua voz em inúmeras gravações e espectáculos.

Em 1980 abriu um bar especializado em reggae. Na altura, era um movimento demasiado underground, para fazer parte dos clubs. Apenas festas ilegais incluiam o reggae na sua playlist. Mas o gosto pelo que fazia, não o deixou desanimar. Viajou durante alguns anos, por sítios diversos como as Canárias, Barbados, EUA, entre outros, para depois se mudar de Halmstad para Gotemburgo com a sua família em '96. Em Gotemburgo, já havia alguns sítios frequentados maioritariamente por africanos, que faziam as suas festas de reggae em dias de semana, por não haver projecção suficiente para o fim de semana. Tippa decide juntar-se a eles e continuar a produzir festas para o Massivo que ia crescendo. Uns anos mais tarde, finalmente conseguiram colocar o reggae no topo, fazendo festas todas as sextas e sábados. Essa altura foi bastante importante para Tippa e para todos os africanos que o apoiavam e frequentavam os shows.

Tippa continuou, organizando e promovendo festivais e concertos, com nomes como Wailers, U-Brown, Mystic Revealers, Morgan Heritage, Anthony B, Third World, Michael Rose, Everton Blender, entre outros. A partir desse momento é o que se vê: produzindo os seus próprios riddims e criando bandas de back up, para qualquer artista que venha de fora, a Suécia tornou-se uma potência do Reggae Mundial, escondida e ignorada é certo, mas um pouco por culpa do "bombardeamento discográfico saudável" de outros países Europeus, como é o caso da Alemanha.

Tippa, depois de se ter ausentado parcialmente das funções de promotor/artista, para se dedicar mais à familia, está pronto para voltar ao activo, com "armas e bagagem", banda e sound respectivamente. Antes de se ter afastado, Tippa gravou e interpretou dezenas de tunes e jingles, com diversos artistas nacionais e internacionais. Neste momento, faz parte de Chill Out Sound, colectivo que divide com Governor Andy (Suécia) e Robert Varga (Jamaica), de facto, 3 dos nomes que impulsionaram o movimento reggae na Suécia, provomendo/produzindo eventos em diferentes cidades, sem se conheçerem uns aos outros. Um exemplo a seguir...