Roots & Culture 07 @ Mau Mau

"Dar a mão a uma criança"
Celebrações 2º aniversário Portal do Reggae

Roots & Culture 07, festival de Reggae do Porto que se realiza em sintonia com as celebrações do 2º aniversário do Portal do Reggae, este ano, também de mãos dadas com as crianças. A valorização e a propagação da música Reggae Portuguesa são dois factores fundamentais que se inserem nos principais ideais deste festival. Mais que um festival ou aniversário, este evento pretende unir pessoas e culturas em torno da música, da música com mensagem de positividade.
Esta grande festa será dedicada às crianças mais necessitadas, que não têm um lar ou até mesmo uma família, parte das receitas deste festival revertem a favor da comunidade Aldeias S.O.S Crianças de Portugal. Mais que uma ajuda vinda do fundo do coração, este é um alerta de grande importância, pois a criança simboliza o nosso futuro, simboliza paz e amor, aspectos fundamentais para a sobrevivência do ser humano.

Sábado 21 de Abril:

Terrakota, Quaiss Kitir, Human Chalice e Stepacide.



Dos Terrakota germina uma música orgânica enraizada na África negra, que bebe sonoridades do Sahara, das Caraíbas, das Índias, do Ocidente e cresce sob o sol jamaicano. Terrakota é festa, calor, sonho, cor, ritmo e amor. A partir da espontaneidade de cada um, este grupo de «cozinheiros de meio-dia» faz magia... brinca com a mistura de sons, ritmos e culturas do planeta. Cada música é uma viagem, cada viagem uma música… Nesta sua viagem à cidade do Porto, os Terrakota trazem consigo na bagagem uma surpresa muito especial… A apresentação e lançamento do seu novo álbum de originais! Novos temas, novas viagens e novas mensagens, numa efervescente fusão de sonoridades africanas provenientes tanto do continente-mãe, como de todos os destinos migratórios do povo africano espalhados pelo planeta, sendo todas as influências catalisadas numa reacção de energias vibrantes e explosivas. Terrakota estarão cá para partir e dar espectáculo!

O projecto dos Quaiss Kitir nasceu no verão de 2004, criado por um grupo de amigos da zona de Cascais. Com um enorme gosto pela música e um trabalho bastante positivo, rapidamente conquistaram o público nacional, tendo já actuado em grandes palcos como o do Sudoeste 2006, onde partilharam palco com a grande lenda viva, Jimmy Clift. Inicialmente, deram inicio ao seu projecto com fortes inspirações no roots reggae, mas, ao longo dos tempos foram moldando o seu próprio estilo, o SKA.
Sempre com o roots Africano presente nas suas músicas, nunca esquecendo essa enorme paixão, eles continuam a espalhar a mensagem e os vibes positivos em electrizantes actuações por todo o pais. Quaiss Kitir vão actuar pela 1ª vez na cidade do Porto, prometem festa, mensagem e muitas novidades, sempre com muito SKA à mistura!!

Human Chalice iniciaram a sua caminhada em Maio de 2006, de pé descalço e em solo quente, caminham sempre em direcção a Africa, onde buscam suas influências. Tendo o Reggae como doutrina musical e objectivo, falam sobre o que acham estar mal, e do que gostariam de poder mudar, seja no passado, no presente e num possível futuro. Human Chalice lutam por um mundo melhor, pela paz e amor universal…sem guerra…sem ódio…sem opressão….
São da cidade do Porto, vão estrear-se pela 1ª vez ao vivo em grandes palcos, espera-se muita vibração e mensagem positiva deste tão aguardado concerto.

Stepacide, outra das jovens promissoras bandas de reggae nacional, iniciaram a sua carreira no ano de 2004, com um desejo de criar música Reggae com cultura e sentimento Rasta, não esquecendo os vibes europeus… Basicamente, interpretam a musica Reggae com o máximo respeito pela Jamaica, mãe criadora deste estilo musical, e por África, mãe de toda a humanidade. O seu género musical varia entre o Reggae, Dancehall, Ska e sons africanos. Têm como objectivo nas suas actuações manter o público em altas vibrações. Desde o início da sua carreira, e fruto de todo o trabalho desenvolvido, os Stepacide já tiveram o prazer de partilhar palco com alguns dos mais sonantes artistas Portugueses, tais como Prince Wadada, Da Weasel, Quaiss Kitir, Terrakota e Souls Of Fire. E também com grandes lendas da música reggae, tais como: Alpha Blondy, Live Wyya e o mítico Gregory Isaacs!
Stepacide vêm ao Porto para apresentar todo o seu trabalho, demonstrando e provando a qualidade da música Reggae que se produz em Portugal!

As portas abrem ás 22h30 e o espectáculo terá início ás 22h45 no Club MauMau, Porto.
Os bilhetes custam 10 euros com oferta de uma bebida até à 00h00, e estão à venda nas bilheteiras do recinto.

Terça 24 de Abril:

Concious Fiyah (Alemanha), Wadada Prince (Angola), OneSun Soundsystem, Portaldoreggae Soundsystem, Masko e outros convidados especiais…



Como líder cantor da banda de Reggae Headcornerstone, Concious Fiyah ao longo dos últimos tempos vem conquistando o público mundial, já passou pela Alemanha, Suiça, Itália e Eslovénia, rapidamente ganhou uma excelente reputação na Europa, o que o fez com que ele actuasse nos mais significantivos festivais de reggae do mundo. Em 2004 ele conquistou, juntamente com a sua banda, o topo das votações da revista Riddim Magazine, foram também eleitos como a banda revelação desse mesmo ano. Concious Fiyah é conhecido pelas suas energéticas performances ao vivo e pelo seu conteúdo que é constituído por fortes temas espirituais e sociais. As suas canções são compostas por mixes de puras melodias com uma forte voz recitada em Pátois.
É uma das mais fortes promessas do Reggae Europeu e esta actuação em território nacional será uma prova disso mesmo.

Prince Wadada é um nome que se confunde com a cultura dos Soundsystems portugueses, sendo um ícone importante na recente e forte afirmação do reggae no nosso país. Exímio vocalista raggamuffim, ex-membro do projecto “Linha da Frente”, partilhou o palco com músicos como Gentleman & Far East Band, Melo D e Charly Skank Band, acrescentando à sua carreira um vasto leque de participações em trabalhos de Kussondulola, Bad Spirit, Cool Train Crew, Eduardo Paim, Germaican Soundsystem, entre outros.
A sua vibração é profunda, mas não tão profunda como a alma que se desprende
da voz rouca de Prince Wadada que tem agarrada ao seu timbre a cor própria de Angola e o doce balanço de uma terra imensa. Wadada é uma voz conhecida de todos os que seguem com um mínimo de atenção as sinuosas viagens do som reggae/dancehall em Portugal.
Como toaster de serviço ao Dubadelic Soundsystem, Prince Wadada tem percorrido todo o país, colocando certeiras palavras naqueles pontos em que o groove pede uma intervenção mais afirmativa. Com o microfone bem dominado, Wadada integra-se numa longa tradição de “deejays” que, desde a Jamaica clássica até à Zion global dos dias de hoje, tem feito muito para impor uma vibração positiva!

OneSun Soundsystem é um colectivo de dj's e cantores de reggae/dancehall composto por 6 elementos da banda One Sun Tribe (Lisboa). Bruno, Gonçalo, Manuel e Pedro tratam dos pratos enquanto Zinho e Ras Toni interpretam fortes temas originais em “riddims” estonteantes.
Os OneSun Soundsystem já actuaram um pouco por todo país, tendo como maiores referencias as actuações na queima das fitas de Évora, no Porto, Praia Grande, Tamariz( com PowPow Movement e Soundquake),a abertura do concerto de Black Uhuru entre outros...
Os OneSun Soundsystem mantêm a mesma mensagem de positividade e o mesmo feeling, tal como o fazem em concertos ao vivo.
Trazem consigo um live act muito especial com muitas surpresas, temas originais e muita vibração!

Portaldoreggae Soundsystem tudo fazem para divulgar e espalhar a mensagem de Selassie I através da música e ritmos Jamaicanos. Este projecto iniciou-se em meados de Abril de 2005, desde aí, sempre a trabalhar com o máximo amor e respeito pelo Reggae e sua cultura. Portaldoreggae Soundsystem é composto por 3 elementos fortemente enraizados nas vertentes da música Reggae, sendo eles, Jah Vibration , Xibata e Clandestino. Têm como objectivo e missão transmitir boas vibrações e mensagens positivas através da música, tudo isto com muito amor e dedicação. Não têm um estilo próprio ou definido, todas as suas actuações diferem de local para local, de público para público, tentam sempre transmitir o sentimento que lhes vai na alma, procurando penetrar no estado de espírito das pessoas com a sua música, tentando elevar o seu astral ao mais alto nível, proporcionando momentos de alta vibração e emoção. O seu reportório musical não tem fronteiras, podem-se ouvir os mais variados sons do mundo, destacando como é obvio, um pouco mais, todos aqueles com raízes Jamaicanas desde o Ska, Mento, Calypso, Rocksteady, passando pelo Dub, Reggae e Dancehall. Tentar transmitir mais cultura ás pessoas, dar a conhecer novos sons, explorar toda a história da música Jamaicana e partilhá-la com todos faz parte dos seus objectivos.

As portas abrem ás 22h30 e o espectáculo terá início ás 22h30 no Club MauMau, Porto.
Os bilhetes custam 5 euros com oferta de uma bebida até à 00h00, e estão à venda nas bilheteiras do recinto.

Duas noites, um mesmo espírito!
Um projecto que o Sunshine Reggae positivamente apoia!