Reportagem Winter Jam



Carcavelos, Pavilhão Desportivo dos Lombos, 23 de Fevereiro
Reportagem: Ricardo Castro | Fotografia: Rodrigo Gatinho

O Winter Jam marcou o regresso a Portugal do conjunto californiano Groundation e a estreia nacional de duas lendas do reggae jamaicano, U-Roy e Junior Murvin. Contudo, «minado» por problemas logísticos, o início do espectáculo foi antecipado para a hora do jantar (perto das 20.30). O público tardou em chegar e foi neste ambiente morno que subiu ao palco a família rastafari portuguesa, One Love Family. A sua actuação teve, mais uma vez, a sua mensagem baseada nas palavras paz, liberdade e harmonia.
O primeiro grande momento da noite foi a entrada em palco de Junior Murvin. A voz aguda e inconfundível em «Police and Thieves», a vertente dancehall em «Muggers In The Street» ou uma versão dub muito bem conseguida em «Bad Man Posse» foram os destaques do alinhamento.
Pela hora da sobremesa, foi servido mais um reggae roots com décadas de história via Daddy U-Roy – ‘The Originator. Com 65 anos esta lenda viva do reggae, percursor do estilo MC, esteve em palco de forma notável. Com uma presença que absorvia a atenção de muitas pessoas que ainda ocorriam atrasadas à «chamada reggae», tivemos a oportunidade em escutar clássicos como «Wear You The Ball», «Wake The Town» ou «Natty Rebel». U-Roy fez-se acompanhar por uma excelente
formação de nove elementos composta por baixo, guitarra, ba-teria, teclas, instrumentos de sopro e duas vozes femininas.
Os cabeças-de-cartaz, Groundation, apresentaram um reggae com uma mensagem de positivismo e identidade muito próprias, fruto da fusão de elementos jazz e dub. O novo álbum, «Upon the Bridge», mostra um reggae mais maduro em canções como «Down» ou «Sleeping Bag-o-Wire». No entanto, foi a atitude energética do vocalista e guitarrista Harrison Stafford, os temas «Jah Jah Know» ou «Silver Tongue Show» que levaram ao rubro os milhares de espectadores.
O encore surpreendeu o público com a versão de «Get Up Stand Up», de Bob Marley, e na despedida ficou a promessa de regressarem a Portugal.

Este "report" é publicado hoje, quinta-feira, no Clip - Suplemento Cultural do Diário de Aveiro

Etiquetas: