The Congos em Portugal


A Taking Over Productions tem o maior prazer em apresentar pela primeiríssima vez em Portugal: THE CONGOS (31 anos depois do famoso álbum «The Heart Of The Congos»).
Além dos gigantes The Congos, juntam-se também a esta união roots os One Love Family, Riddim Culture, DubWeedRoots e Roots&Roots soundsystem.

É já este sábado, dia 30 de Agosto, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
As portas abrem Às 21h30 e o preço dos bilhetes é de 15 euros antes do dia e 17 euros no dia.
Locais de venda:
- Embassy Sound - Rua Atalaia, nº 17 Bairro Alto
- Crew Hassan - Rua das Portas de Santo Antão, nº 159
- Earth Records - Travessa da Queimada, nº 33 Bairro Alto

Toda a info em www.takitover.blogspot.com

Sobre os The Congos:
Criada em 1976 por Cedric Myton (principal vocalista) e "Ashanti" Roy Johnson, aos quais se junta posteriormente Watty Burnett Lindberg "Preps" Lewis, os The Congos são uma das mais lendárias bandas jamaicanas de roots reggae.

Cedric despertou cedo para a música, aos dezasseis anos o seu primeiro single “Dance All Night”, gravado com a sua primeira banda, os “The Tartans”, ocupava já o primeiro lugar nas charts da música jamaicana. Posteriormente gravou também com os “The Sons of Negus”, a banda de Ras Michael. Após juntar-se a Lincoln Thompson forma os “Royal Rasses”, também conhecidos por “Rass-es”, e grava o disco “Humanity” em 1975.

Em 1976 Cedric forma os “The Congos” que, no ano seguinte, com a colaboração de Lee Scratch Perry, gravam o “Heart of the Congos”, disco que se tornou numa das principais referências da história do roots reggae - um dos 20 melhores de todos os tempos - e que é considerado por muitos como o mais brilhante da carreira de Perry. A música “Fisherman Row” em 2006 deu lugar a um álbum riddim “The Congos and Friends – Fisherman Style” com vários artistas reggae de diferentes épocas.

Após o sucesso de “Heart of the Congos” a banda foi-se separando, começou Johnson após o 2º álbum (“Congo Ashanti”, 1979) iniciando uma carreira a solo e finalmente Burnett após o 3º “Image of Africa” (1979). Cedric ainda fez “Face The Music” em 1981, contudo o legado de “Heart of the Congos” revelou-se muito pesado e nenhum dos álbuns seguintes conheceu o mesmo êxito.

Em meados da década de 90, após cerca de quinze anos de separação, a banda volta a juntar-se com Lindburgh Lewis no lugar de Johnson. O álbum "Natty Dread Rise Again" (1997) marca o seu regresso, sucedem-se-lhe uma série de álbuns. O álbum de 2005 “Give Them the Rights”, gravado com a colaboração de artistas como “Sly and Robbie” e Earl "Chinna" Smith, recupera o espírito roots dos primórdios da banda.

Hoje, trinta anos depois de “Heart of the Congos”, o grupo juntou-se de novo e vem a Portugal pela primeira vez partilhar o seu amor e a sua música.
Cedric Myton tem uma voz única no mundo do reggae e vem apresentar o novo álbum “Swinging Bridge”.