Clash na Tuga


Este sábado dia 12 de Abril, a Positive Vibes em parceria com o Big Badda Boom Soundsystem, apresentam o evento “Clash Na Tuga I”, primeiro soundclash nacional com utilização de dubplates a realizar-se no espaço Tuatara em Alvalade.

Sounds em competição:
- Concrete Jungle Sound System
- Jula Jah Sound System
- No Joke Sound System
- Nubai Sound System
- One Sun Sound System

A entrada custa 10 rastas e os bilhetes encontram-se à venda nas lojas Embassy Sound (Bairro Alto), Bana (Carcavelos, Bairro Alto), Long Beach Bar (Parede) e no local no próprio dia. Abertura das Portas às 23h e início do Clash às 00h.

A cultura dos soundsystems começou na Jamaica no fim dos anos 40.
Os soundsystems eram compostos por enormes blocos de colunas que eram utilizados para festas de rua, onde cada sound competia para ver quem tinha o sistema sonoro mais forte e os temas mais populares. Nomes como King Tubby’s ou Coxsone foram os pioneiros desta cultura que entretanto já se espalhou no mundo inteiro com grandes competições internacionais como o World Clash (New York), Death Before Dishonour (Jamaica), UK Cup Clash (Inglaterra) ou Riddim Soundclash (Alemanha) a acontecer todos os anos.

Nessas competições os soundsystem apresentam versões exclusivas de temas conhecidos, feitas apenas para um soundsystem, conhecidas como dubplates, que utilizam como argumentos para “matar” os outros sounds.

Devido ao grande crescimento desta cultura em Portugal com as vindas regulares de artistas internacionais e de nomes como David Rodigan, Pow Pow Movement, Soundquake e muitos outros, existem neste momento vários sounds a nível nacional que procuram fazer dubplates e manter-se à frente dos outros sounds.

Foi neste sentido que o evento Clash Na Tuga foi criado, para fornecer a todos os soundsystems a possibilidade de competirem ao mais alto nível e pela primeira vez com um prémio monetário de 250 euros para o vencedor.