Reggae Toca África


Depois das duas primeiras festas «Reggae Toca África», realizadas em Coimbra e Carcavelos, o Porto é o próximo local deste projecto de solidariedade organizado pelo Movimento Wontanara. Eventos que contam com a actuação de muitos artistas nacionais que se ofereceram para participar em prol desta causa.

No dia 13 em Coimbra, na Associação Cultural e Recreativa Artes Jah Nasce estiveram Tam Tam Mandingue, Upfull Sounds, Selecta Bob Figurante, Romanu, Selekta D & LDC Soundsystem;
No dia 14 em Carcavelos, no Dudu Bar actuaram Concrete Jungle Soundsystem, Dub Weed Roots, Jula Jah, Ras Fernando, No Joke Soundsystem, Upfull Sounds, Selecta Bob Figurante, Big Joy, Jah Vai, Riddim Culture.
Para o próximo dia 20 no Maus Hábitos, Porto contem com a presença de Bob Figurante e Sista Pat, Upfull Sounds, Sattaman e Barrako 27.

Sobre o projecto «Tocando África»:
«Tocando África» é um gesto que surge da iniciativa do grupo Movimento Wontarana , oriundo do Porto, constituído por Joana Peres e João Russo, dois estudantes da Cultura Africana, com o objectivo de recolher material escolar (lápis, cadernos, borrachas, giz, lápis de cor, marcadores...) e enviá-lo posteriormente para uma pequena Ilha da Guiné Conakry- Ile de Room, Arquipélago de Los.
Nesta Ile de Room estiveram os portugueses há 5 séculos atrás, dando origem ao nome do país Guiné (significa mulher), pois quando atracaram na praia, viram uma mulher muito assustada que enquanto lhes pedia clemência, repetia "Guiné, Guiné"…
Em Janeiro do presente ano, Joana Peres aka Sista Irie, estudante de Danças Tradicionais da Costa Ocidental Africana deslocou-se a África visitando este país e permaneceu nesta ilha durante 4 semanas, enquanto fazia um estágio de Dança e Percussão. Na altura o país vivia uma situação política muito tensa de grandes manifestações dando origem a um golpe de estado. É revoltante saber que a Guiné, embora sendo um dos países mais ricos da Costa Ocidental Africana é um dos mais pobres do mundo. Ironicamente, existe petróleo, diamantes, ouro e pedras preciosas, mas toda essa riqueza lhes é roubada. Além disso têm a época das monções que chega a durar 6 meses nesta parte do país, tornando a vida desta gente ainda mais díficil (época sazonal em que surgem surtos de malária, cólera, entre outros doenças...).
O Professor da (única) escola na ilha convidou-a a conhecer as instalações, "... pelo menos temos um tecto e quatro paredes...", dizia"... mas os meninos não têm com que escrever nem onde. Falta o mais básico- papel, lápis, giz!...", tendo ela encarado isso como um pedido de ajuda...
Em Maio, na Casa Viva-Porto, o grupo Movimento Wontarana começou a organizar encontros de Dança e Percussão (3 horas semanais) em troca de material escolar. Em dois meses conseguiram juntar mais de 60 kg de material! Estas sessões recomeçaram agora às sextas das 20h às 22h, no sentido de continuar a sensibilizar as pessoas para as desigualdades sociais que afectam o mundo inteiro.
Uma vez que o volume da encomenda supera já os 70 kg decidiram não sonhar demasiado alto e resolveram começar a angariar fundos para que a encomenda chegasse ao destino...

Neste mês de Dezembro acontecem mais estas três festas das quais as receitas reverterão a favor desta iniciativa. Aparece, contribuindo para uma boa causa!