O que são Podcasts?


É uma resposta comprida para uma pergunta simples, mas vale a pena ler e descobrir ao pormenor o que é o podcasting até porque nós temos aqui um dos podcasts mais "brilhantes" do país! ; )

Podcasts são ficheiros digitais de audio ou vídeo, editados regularmente, que estão disponíveis para download ou para audição e visualização directa.

O formato habitual dos ficheiros áudio é o MP3. É este o formato que o Sunshine Reggae utiliza para lançar os seus programas rádio.

Podes ouvir os podcasts em qualquer computador ou leitor de mp3, pois são ficheiros comuns, não estão restritos aos iPods como o nome pode sugerir.

São editados com regularidade como numa série televisiva e têm um sistema que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização. Sempre que um podcast é editado na internet é lançado um «feed RSS». Estes feeds são um código que servem de alerta de que há algo novo disponível. Existem sites e programas preparados para receber estes alertas e que automaticamente fazem a ponte entre o utilizador e o site de onde é lançado o ficheiro.

O iTunes é o mais famoso programa agregador de podcasts. Através de programas como o iTunes podes aceder a centenas de podcasts e subscrever o feed dos podcasts que te interessam.

A subscrição é o sistema ideal para quem gosta de um determinado podcast. Fazendo a subscrição através de um destes programas de podcasts, o que acontece é que o programa, sempre que é aberto, faz o download automático dos podcasts, sem precisares de procurar os novos programas nem ir ao site original do podcast.
.....................................
Se ouves regularmente o Sunshine Reggae então está na altura de subscreveres o programa. Aconselhamos-te a usar o iTunes pela simplicidade de utilização e pelo acesso a mais 25.000 podcasts. Se ainda não o tens instala a partir deste endereço: http://www.apple.com/itunes/

Se já o tens clica no link seguinte para ficares automaticamente subscrito: Itpc://feeds.feedburner.com/sunshinereggae

O Sunshine Reggae é um dos primeiros podcasts Reggae do mundo e um dos mais conhecidos, com um índice de popularidade notável no iTunes. O programa rádio tem duas horas de emissão semanal, que dividimos em 2 podcasts de 1 hora cada (salvo edições especiais como a ZonaReGGae), por isso tens sempre muita música nova!

Se tiveres alguma dúvida não hesites em escrever-nos para sunshinereggae96.5 (at) gmail.com

Software para ouvir e subscrever podcasts:
iTunes
http://www.apple.com/itunes/
Juice
http://juicereceiver.sourceforge.net/index.php

Etiquetas: