Emissão 25/11 (1)


Aí está a primeira parte da emissão de dia 25! Com um destaque especial ao continente africano, para lembrar o sofrimento que ainda perdura em muitos países mas também a evolução de muitas outras nações que finalmente alcançaram a paz. Angola, antiga colónia portuguesa é um exemplo disso e assim podemos ouvir temas como "War" de Bob Marley, agora reeditados sem a referência aos países colonizados por "potências ditadoriais" como Portugal (basta ouvirem a última música do novo álbum de Sinéad O'Connor para verificarem isso mesmo). Esta letra foi escrita nos anos 70 e trata-se na verdade de um discurso do imperador da Etiópia, Haile Selassie (também conhecido como Jah Rastafari) que Bob Marley adoptou para este clássico tema reggae.

A ideia de dedicar esta parte da emissão à "Mãe África" surge depois de ver o recente filme "Hotel Ruanda" que aconselho vivamente a todos aqueles que como eu, se interessam pelos problemas mundiais e tentam perceber melhor a sua origem e as suas consequências e saber quem esteve envolvido e porquê. "Hotel Ruanda" descreve acontecimentos que têem cerca de 11 anos e eu recordo ainda as horriveis imagens que passaram nos telejornais na altura (1994), talvez vocês se recordem também... No filme há uma parte interessante que retrata o sentimento do «cameraman» que filmou as atrocidades no Ruanda, em que ele expressa que as imagens não ajudam... mas eu julgo que não é bem assim. Enfim, o objectivo destas referências é fazer com que ninguém esqueça que há ainda muito por fazer para criarmos o mundo melhor que todos desejamos e merecemos. Por isso vejam o filme ... e ouçam a mensagem do reggae claro!

Sun 25/11/2005 (1)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão, este mundo ainda está muito longe de ser um paraíso....mas é com gente assim, atenta e preocupada que ainda se pode acreditar no milagre do paraíso na terra.

Parabéns pelo bom trabalho no programa!

12/02/2005 6:57 da tarde

 
Blogger Hugo Neves said...

Se todos os que acreditam que é possível melhorar fizerem um pouco de esforço, veremos milagres a acontecer em todo o lado...

Obrigado pela força ;0)

12/06/2005 1:27 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home